Como criar equipes confiantes em projetos de melhoria?

Olá seguidores do grupo! Espero que todos estejam ótimos!

A Contreras & Lean Associates tem como preocupação em seus treinamentos de certificação de especialistas em Lean, em treinar não apenas ferramentas, conceitos e metodologias envolvidas neste modelo de gestão. Na minha visão um dos pontos mais importantes em nossos treinamentos está na capacidade de mostrar aos alunos a importância de uma relação interpessoal de confiança e segurança com as equipes envolvidas nos projetos de melhoria.

Existe um conceito chamado de “SEGURANÇA PSICOLÓGICA”.

De maneira bem simples, segurança psicológica é um tipo de antídoto para que o funcionário deixe de ficar preocupado com a impressão/ reação de outra pessoa ao propor alguma ideia ou melhoria. Sabe aquele sentimento de achar que as pessoas estão te observando com olhar de reprovação ao fazer alguma sugestão?

Ou até mesmo o desestímulo que temos quando recebemos um “corte” por tentar dar alguma ideia para melhorar algum processo?

Segurança psicológica é uma maneira de trabalhar uma organização (através dos seus líderes) para que o funcionário não se sinta humilhado ou menos valorizado durante um projeto ou dia a dia no trabalho.

Existem quatro resultados importantes do trabalho psicologicamente seguro.

A primeira é a aprendizagem: Se você está em um ambiente de trabalho psicologicamente seguro, você é mais capaz de ouvir, pedir ajuda para obter melhores dados sobre o que está acontecendo ao seu redor, mas talvez, tão importante ou até mesmo mais importante, é que sua empresa é capaz de aprender, em equipe! Assim, permite que as pessoas trabalhem juntas em intenso trabalho interdependente, em um ambiente em que possam falar abertamente uns com os outros.

Um segundo resultado é uma melhor gestão de risco. Isso porque as pessoas são capazes de discutir e gerenciar riscos coletivamente. Assim, a segurança psicológica é um insumo que ajuda as pessoas a discutirem os riscos de forma cuidadosa e tomar decisões com habilidade.

A inovação é outro resultado crucial da segurança psicológica. Quando as pessoas têm um senso de segurança psicológica no trabalho, eles são mais capazes de dar ideias, muitas delas, inovadoras! Elas são mais capazes de oferecer possibilidades. Elas também são mais capazes de avaliar e testar ideias, de ver o que funciona, de participar em processos de aprendizado de ciclo rápido que permitem trabalhar juntos para descobrir o que realmente funciona e o que vai ser uma grande nova oportunidade para o futuro.

Um quarto resultado de ambientes de trabalho psicologicamente seguros é a satisfação no trabalho. As pessoas que têm um alto senso de segurança psicológica no trabalho se sentem mais valorizadas, mais respeitadas por seus colegas, por seus patrões e assim eles se sentem melhores em relação ao seu trabalho.

Existem algumas maneiras de construir um ambiente de segurança psicológica! Continue nos seguindo que falaremos mais em nossa próxima discussão!



21/03/2017 - Lucas Santos