A sua empresa, como sistema organizacional, parece uma equipe de boliche ou uma sinfonia?

Olá pessoal!

Um dos conceitos profundos em ser debatido e ensinado esta em como um sistema organizacional deve funcionar.

Dr. Deming enfatizou a importância de uma organização trabalhar junta, com um objetivo em comum, que é “servir o cliente”.

Um conceito bem prático ensinado por Dr. David Williams (Institute of Healthcare Improvement) e Dr. Goldmann (Harvard Institute) faz uma analogia a dois tipos de entendimentos sobre sistemas em que as organizações trabalham: Alguns pensam em sua organização como um sistema que funciona como uma equipe de boliche. Nela cada membro tenta seu desempenho mais alto e as pontuações são somadas a um total acumulado, com a melhor equipe sendo a vencedora. Isto é semelhante a uma organização onde os funcionários e líderes são esperados e incentivados a lutar por um desempenho individual sob a teoria de que tudo isso resulta em bons resultados cumulativos.

Mas será esse o melhor modelo ou forma de pensar?

Segundo os autores acima (e com a qual concordo) uma abordagem de sistemas é muito mais parecida com uma sinfonia do que como uma equipe de boliche. Na sinfonia cada músico está “trabalhando”, tocando com a partitura específica de acordo com sua função. Entretanto, estão com o mesmo objetivo, tocando a mesma música.

Eles têm uma constância de propósito. O maestro lidera ajudando a sinfonia a trabalhar em sincronia para produzir a música. Cada músico recebe orientação e está focado por sua parte do desempenho, mas, ao mesmo tempo, eles estão prestando atenção aos músicos a sua esquerda e a sua direita para confirmar que eles estão combinando volume, tom, tempo, etc.

Então, juntos, eles podem produzir música bonita.

As organizações são sistemas de processos interligados e para isso existe a necessidade de trabalharem juntos e em harmonia em seus processos internos e externos para que no final o resultado seja um só... Atender cada vez melhor o seu cliente!

E sua empresa? Esta mais para uma equipe de boliche ou para uma sinfonia?



07/03/2017 - Lucas Santos